quinta-feira, 3 de novembro de 2011


DISCIPLINA: História da Matemática
PROFESSOR FORMADOR: Rosemeire de Fátima Batistela
EQUIPE:
Telma Leal
Judival Olímpio
V semestre
G09

Conclusão


Dei-me conta que conhecendo um pouco sobre "o gênio das descobertas", Aquimedes. É impossível não se encantar com a matemática e tentar desenvolver habilidades que nos remeta a criação de situações inovadoras em sala de aula, todavia tendo como examplo grandes invenções e criações em uma época de pouca tecnologia e facilidades.
Nesta jornada de graduanda percebo que oportunidades foram deixadas passar sem meus esforços para que pudesse construir recursos e inovações na metodologia para encantar e motivar o ensino da matmática. Contudo é forçoso reconhecer que ainda se pode mudar, que ainda posso buscar qualidade e ter referencial os grandes feitos dos estudiosos da matemática através de suas biografias.
Caminho com grande desafio fazer do meu curso um acúmulo de conteúdos e experiências que me permita habilitação didática, metodologia, conhecimentos e empenho para defender e dismitificar a apaixonante matemática.

Citações do pensador


" Há coisas que parecem inacreditáveis para a maior parte dos homens que não estudou matemática"<


"Dê-me um pónto de apoio e uma alavanca, e eu moverei a terra"



"A matem ática revela seus segredos apenas àqueles que abordam com puro amor por sua própria beleza"

Arquimedes o guerreiro


Durante a conquista de Siracusa, na 2ª guerra Púnica um soldado romano encontrou-o desenhando um diagrama matemático na areia, absorto em suas operações não percebeu a presença do soldado que sentiu-se ofendido e ordenou que o acompanhase Arquimedes apenas respondeu "não desmanche meu diagrama". O soldado romano prático sem tempo para brincar mata Arquimedes e segue em frente. Há lamentações com sua morte e um funeral contigno e acolhida aos parentes do grande homem.
Atendendo sua vontade foi gravado em seu túmulo a figura de um cilindro circunscrito a uma esfera.

Obras e contribuições do inventor


Seu maior legado é no campo da geometria, onde afirmou e provou teoremas que determinaram as áreas de certas regiões planas demarcadas por curvas e as áreas de determinadas áreas tridimensional ( problema de quadratura). Estabeleceu volumes de determinados sólidos, mostrou uma aproximação muito boa do número Pi. Arquimedes antecipou o cálculo integral, formulou a lei da alavanca mostrou o conceito do centro da gravidade hidrostática. Sua reputação baseia-se no uso e no valor dos dispositivos que inventou: Polia, bomba de parafuso para irrigação, espelhos, engenhos de guerra, lentes (que incendiavam navios inimigos.

Maior cientista e matemático da antiquidade


Nasceu em Siracusa, na Secília e estudou em Alexandria no Egito.Seu nome é originário do grego Arkhimedes, Arquimedes permaneceu em Alexandria durante toda a idade Helenística, o centro da atividade matemática. Filho de um astonomo aluno de Cônon que em seu tempo tinha sido aluno de Euclides. Arquimedes volta a cidade natal por causa de suas boas relações com o rei de Siracusa, e Herão II. Este pediu ao brilhante amigo para determinar se uma coroa que havia acabado de receber era de ouro ou de prata, intimado a realizar este feito sem estragar a coroa.

O gênio das descobertas


Ao entrar numa banheira cheia, notou que a água transbordava. Ocorreu-lhe repentinamente que a quantidade de água transbordada era igual em volume à parte do corpo dela mergulhada. Pensou então que, se mergulhasse a coroa na água, poderia determinar seu volume pela subida do líquido.
Excitado ao mais alto grau pela sua descoberta do princípio de flutuabilidade, pulou para fora da banheira e , completamente nu correu pelas ruas de Siracusa até o palácio real aos gritos de "Achei! Achei!" (Lembrando que a nudez não perturbava aos gregos quanto a nós).Todavia como Arquimedes não falava grego o que disse foi "Eureka!Eureka!" Expressão usada desde então como exclamação própria de uma descoberta a conclusão do volume da coroa é que a percentagem de prata da coroa não era real ao dito pelo ourives sendo este executado.
Desenvolveu o principio da alavanca(mecânica) mostrando que um pequeno peso situado ao uma pequena distancia de apoio da alavanca pode contrabalançar um peso maior, sendo assim, peso distancia inversamente proporcional. Este princípio explica por que um bloco de pedra pode levantado por um pé de cabra.
Calculou também o valor de Pi obtendo o resultado até outro então tido no mundo. Antes de Newton este brilhante homem foi percursos do cálculo diferencial integral.